Sobre Nós

Sobre o Maya Shala – Ashtanga Yoga Aracaju

Somos uma escola dedicada à prática e ensino do Ashtanga Yoga, um método específico de Hatha Yoga. Yoga é uma prática de autoconhecimento, cujo maior objetivo é a libertação da visão limitada de nós mesmos. O corpo nesta prática é um grande veículo de percepções, a partir do qual vamos trabalhando e desconstruindo padrões. A prática de posturas é um veículo de limpeza e purificação física, fortalecimento e equilíbrio. Toda e qualquer prática de yoga tem como base a respiração, cujo controle nos dá a possibilidade de administrar momentos de estresse e dificuldade em outros momentos da vida. Então, de forma natural, a prática vai dando ao praticante a sensibilidade para perceber aquilo que lhe faz bem e aquilo que não lhe serve mais, possibilitando-o fazer escolhas mais conscientes. Dizemos que o yoga é uma prática holística, pois não acaba no tapete, estendendo-se às mais variadas áreas da vida, a partir de uma postura mais presente nas relações, mais verdadeira nas escolhas da vida, mais conscientes nos hábitos. 

Somos a primeira escola de Ashtanga Yoga da cidade. A nossa diretora e professora Lara Freire, junto com seu marido Toni, já foram quatro vezes para a India, tendo sido autorizada a ensinar o método pelo Instituto Sharath Yoga Center, em Mysore. Seu marido também pratica e também é aluno de Sharath Jois. Geninha, mãe de Lara, foi a primeira aluna dela, praticante de Ashtanga Yoga desde 2017, embora pratique Yoga há muito mais tempo, desde 2002, tendo levado Lara para a sua primeira aula de yoga, em outro método. Os três são professores regulares do espaço, contando com a assistência de alguns alunos que praticam desde o início da escola.

A escola é um empreendimento familiar, com práticas de segunda a sábado e aulas regulares de filosofia, culinária indiana e agricultura urbana, em conexão com o Santosha, sítio urbano gerido por Toni.

 

Sobre Lara

Lara é praticante e professora de Ashtanga Yoga e fundadora do Ashtanga Yoga Aracaju, a primeira escola dedicada exclusivamente ao ensino tradicional do método em Sergipe, um trabalho que é feito em família, em parceria com seu marido, Toni Dias, e sua mãe, Geninha Freire. 

Lara veio do mundo acadêmico do Direito, tendo descoberto a prática de Ashtanga Yoga durante o período em que morou em Coimbra/Portugal, para fazer o seu doutorado. Ali teve como sua primeira professora Raquel Matos, que lhe acompanhou e incentivou durante o primeiro ano da sua jornada, antes de retornar ao Brasil. Desde 2002 Lara conhece a prática de yoga, mas o Ashtanga Yoga entrou em sua vida de forma diferente, iniciando um grande processo de cura e transformação de padrões. Foi tão profundo que terminou por fazê-la trocar as salas de aula do direito para o yoga, primeiro de forma gradual, depois em definitivo, em 2019.

Esteve na Índia por quatro vezes, três destas para praticar com Sharath Jois. Na última ida, recebeu dele a benção/autorização para ensinar. No Brasil, Lara constrói sua prática pessoal em conexão com Lu Andrade e Laura Miguel.

Nesses anos, para além dos seus aprofundamentos na prática de ásanas [e toda a filosofia que nela própria subjaz], acumulou estudos sobre os Yoga Sutras, Baghavadva Gita, Upanishads, Sânscrito, Cantos e rituais védicos [puja], mantras, filosofia do yoga e histórias da tradição hindu de forma direta com: Arvind Pare, Lakshmisha Bhat [Sharath Yoga Center], Glória Arieira, Patrick van Lammeren, Fernanda Aboim Medeiros, Nazaré Cavalcanti, Kamala & Jahnavi [samadhi collective], Daniel Simpson [Oxford Center for Hindu Studies], além de todo estudo de natureza bibliográfica que mantém como parte do seu sadhana.

Sobre Toni

Toni Dias é aluno de Sharath Jois/India, tendo também já praticado com sua mãe, Saraswatti Jois. No Brasil mantém sua prática em conexão com Lara Freire, sua esposa, e Laura Miguel (RS). Também possui uma conexão forte com TAYLOR HUNT (EUA), que já trouxe duas vezes ao Brasil, e, através dessa relação, passou a ser embaixador da Trini Foundation no Brasil, a fundação criada por Taylor para auxiliar pessoas que estão em tratamento do vício de drogas. Toni também está à frente do projeto “Santosha, Alimento e Contentamento” , que surgiu com o objetivo de se dedicar à produção orgânica de micro-verdes, partilhar conhecimentos sobre permacultura urbana e experiências com a culinária indiana. Em suas viagens para praticar na India, Toni também se dedica aos cursos de culinária indiana, tendo tido a oportunidade de aprender diretamente com Sandhya e Rasayana Mysore Kitchen, com quem mantém contato mesmo estando no Brasil.

Sobre Geninha Freire

Eugênia Freire, ou simplesmente Geninha, como é conhecida entre os alunos e como gostamos de chamá-la, encontrou o mundo do yoga em 2002, aos 36 anos, ano em que foi diagnosticada com tendinite. Nessa época, recebeu a informação de que se tratava de uma doença  incurável e recebeu a indicação da prática de yoga como tratamento alternativo. Com a prática de yoga, encontrou,  além do alívio das dores, um caminho de autoconhecimento que fez muito sentido para ela, e do qual nunca mais se afastou. No ano de 2017 conheceu o Ashtanga Yoga, através da sua filha Lara, sendo a sua primeira aluna. A disciplina com doçura que encontrou com a prática de Ashtanga fez com que construísse uma prática diária, com muita dedicação e devoção. De lá para cá, além da sua prática diária com Lara, teve oportunidade de praticar com outros professores autorizados no método, a exemplo de Dany Sá, Laura Miguel, Taylor Hunt, Kathy Cooper, entre outros. Em 2019 apoiou a inauguração do Ashtanga Yoga Aracaju e no mês de maio desse mesmo ano começou a dar assistências a Lara nas aulas de Ashtanga. Geninha também veio do mundo jurídico, do qual é servidora aposentada, e hoje se dedica à prática e ao ensino do Ashtanga Yoga como um serviço de doação e amor. 

Geninha se conecta bastante com o estudo de Vedanta e mantém uma conexão com a professora Glória Arieira, com quem estuda semanalmente.